terça-feira, agosto 09, 2011

Malária

Antes de iniciar nossa investigação sobre a Malária, observe o quadro de taxonomia que segue abaixo para melhor compreensão dos assuntos que serão abordados de agora em diante.



# INTRODUÇÃO À MALÁRIA

A malária é uma doença prevalente nos países de clima tropical e subtropical. Também conhecida como paludismo, sezão, etc. Pertencendo ao filo dos apicomplexa e do gênero Plasmodium, existem mais de 100 espécies ou tipos de plasmódio que é o parasita da malária. Dos tipos que infecta o homem destacam-se quatro:

* Plasmodium falciparum;
Plasmodium vivax;
Plasmodium malariae;
Plasmodium ovale.

A doença provocada pelo vivax é a mais comum e a provocada pelo malariae é a menos grave. Já a provocada pelo ovale é típica do continente africano. O vetor da doença é o anofelino (Anopheles), um mosquito pernilongo que pica as pessoas, principalmente ao entardecer e à noite.

A Amazônia é a região do Brasil onde ocorrem 98% dos casos de malária.

# DESTRINCHANDO O CICLO DA MALÁRIA

O ciclo da malária humana é homem-anofelino-homem, a partir do ciclo do CDC que estará abaixo traduzido será explicada parte a parte do ciclo. 





O ciclo de vida da malária envolve dois hospedeiros: O mosquito fêmea (Anopheles) e o homem.

* A fêmea ataca porque precisa de sangue para garantir o amadurecimento e a postura dos ovos. Durante a hematofagia a fêmea infectada inocula esporozoítos no hospedeiro humano. Os esporozoítos (possui complexo apical) tem um tropismo pelas células do fígado, os hepatócitos, onde penetram-se -ganham forma mais econômica, chamada de criptozoíto- e amadurecem para ganhar forma de esquizontes.

- Por reprodução assexuada, os esquizontes começam a multiplicar todo seu conteúdo interno (citoplasma e núcleo), crescem dimensionalmente enquanto roubam a energia do hepatócito. Então começa a divisão nuclear seguida da citoplasmática, iniciando a formação dos merozoítos.

* Na fase Rosácea, onde os merozoítos foram formados ocorre a ruptura passiva do hepatócito liberando os merozoítos na corrente sanguínea, alguns são reconhecidos e destruídos pelos sistema imune outros ainda, infectam novos hepatócitos. 

* Na corrente sanguínea os merozoítos infectam as hemácias e agora assumem forma de trofozoítos, sua forma assemelha-se a um anel. Agora os trofozoítos começam a reprodução assexuada ganhando uma forma mais ameboide, que se transformam em esquizontes e depois rompem as hemácias liberando os merozoítos. Fase chamada de esquizogonia eritrocitária.

É na fase que os parasitas chegam à corrente sanguínea 
que as manifestações clínicas se apresentam.

º° Fase sexuada:

As hemácias periféricas que conseguem chegar aos órgãos, devido aos nutrientes em maiores proporções, começam o processo de formação dos gametócitos (macrogametas) e diferenciação em masculino e feminino (microgametas), liberados na corrente sanguínea. Quando os micro e macrogametas são ingeridos pelo mosquito na hematofagia iniciam o ciclo esporogônico.


Gametócitos são as únicas formam que resistem no inseto.

- O sangue humano é quente e o do mosquito é frio, para evitar a coagulação o sangue sugado é misturado com a saliva do mosquito, e é justamente nas glândulas salivares onde o parasita infectante localiza-se para ser transmitido.


Quando o sangue chega no estômago do mosquito os microgametas penetram nos macrogametas e geram zigotos. Os zigotos tornam-se móveis e alongados (Ookinetes) e invadem a parede do intestino médio do mosquito onde desenvolvem-se em oocistos. Os oocistos crescem e promovem a ruptura e liberação dos esporozoítos, que seguem seu caminho para as glândulas salivares do mosquito.


Uma nova inoculação de esporozoítos em um novo hospedeiro humano perpetua o ciclo de vida da malária.

# FORMAS DE TRANSMISSÃO


* Inoculação das formas esporozoítas de Plasmodium durante a picada da fêmea do Anopheles;
*  Por transfusão de sangue contaminado;
*  Através da placenta (congênita) para o feto;
*  Por meio de seringa infectada.


# SINTOMAS (MANIFESTADOS NA FASE ERITROCITÁRIA)
Os sintomas mais comuns são:


* Febre alta;
* Calafrios intensos que se alternam com ondas de calor e sudorese;
* Dor de cabeça e no corpo;
* Falta de apetite;
* Pele amarelada e cansaço.
A febre é explicada pelo aumento excessivo dos restos metabólicos (Hemozoína) e que o sistema imune não consegue remover, tendo como resposta a febre. Quando o níveis de hemozoína cai o indivíduo apresenta ondas de calor e sudorese abundante. A esse processo de alternação de temperatura sanguínea, chamamos esquizogonia sanguínea.


O excessivo rompimento de hemácias e hepatócitos promovem uma anemia profunda e a amarelidão da pele. Causas da anemia profunda:
- Lise eritrocitária pelo protozoário;- Colapso do sistema Imune pelo excesso de ativação do mesmo;- Precipitação de hemozoína nas membranas das hemácias sadias, fazendo com que o sistema imune não reconheça o próprio do não próprio, destruindo-as.
>> O período de incubação depende do tipo de malária, 
mas varia de 7 a 28 dias a partir da picada. <<

# TRATAMENTO

Não existe vacina contra a malária, mas se não for tratada pode levar a óbito. O tratamento padronizado pelo Ministério da Saúde é feito por via oral e não deve ser interrompido para evitar o risco de recaídas. O medicamento indicado para o vivax é bem tolerado e não provoca efeitos colaterais. O mesmo não acontece com os indicados para o falciparum, o que dificulta seu uso.


# RECOMENDAÇÕES


*  Use repelente no corpo todo, camisa de mangas compridas e mosquiteiro, quando estiver em zonas endêmicas;


* Evite banhos em igarapés e lagoas ou expor-se a águas paradas ao anoitecer e ao amanhecer, são os horáros que os mosquitos mais atacam, se estiver em uma região endêmica;


*  Procure um serviço especializado se for viajar para regiões onde a transmissão da doença é alta, para tomar medicamentos antes, durante e depois da viagem;


*  Nunca se automedique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário