sábado, setembro 03, 2011

Formas Farmacêuticas

º° FORMAS FARMACÊUTICAS LÍQUIDAS:

Apresentam-se como soluções, xaropes, emulsões ou suspensões que contêm um ou mais fármacos em veículo apropriado. Podem ser usadas por diferentes vias de administração.

SOLUÇÕES:

São preparações que contêm um ou mais fármacos dissolvidos em água. Podem ser administrados por vias enterais ou parenterais.

XAROPES:

São preparações líquidas aquosas viscosas graças a grande quantidade de açúcar. Podem conter um ou mais fármacos, corantes, aromatizantes e adjuvantes. Seu uso prolongado pode proporcionar maior índice de cáries e afetar  o controle metabólico de pacientes com diabete melito. 

ELIXIRES:

São fármacos dissolvidos em álcool e água, são agradáveis ao paladar. O conteúdo alcoólico melhora a estabilidade farmacológica. Os Elixires podem ser diluídos em pequenas quantidades de água para diminuir o conteúdo alcoólico.

EMULSÕES:

São obtidas pela dispersão de duas fases líquidas imiscíveis ou quase imiscíveis (água e óleo). Possuem viscosidade variável podendo ser bastante líquido até altamente viscosas, como os cremes.

SUSPENSÕES:

São dispersões de partículas sólidas do fármaco em um líquido aquoso no qual ele é insolúvel. Em repouso as partículas sólidas podem-se depositar no fundo do frasco, sendo indispensável agitar vigorosamente o frasco sua redispersão assegura a obtenção da dose adequada.


º° FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS:

PÓS E GRANULADOS:

Pós são misturas de fármacos com adjuvantes em forma seca, finamente divididos. Granulados são utilizados quando o fármaco é instável em meio aquoso (solução ou suspensão). Pós e granulados devem ser guardados em locais secos e ao abrigo da luz.

COMPRIMIDOS:

São formas farmacêuticas sólidas obtidas por compressão da mistura de pós, contendo fármacos e adjuvantes. Comprimidos revestidos tem sua superfície recoberta por camadas de substâncias diversas, como resinas, gomas, açúcares, ceras e corantes. Comprimidos mastigáveis contêm flavorizantes e adoçantes que lhes dão aspecto e gosto agradáveis. Comprimidos efervescentes devem ser desintegrados em solução antes da administração, liberando dióxido de carbono sob forma de bolhas.

DRÁGEAS:

São recobertas por um camada gastro-resistente e diversas camadas de açúcar, visando proteger o fármaco da degradação estomacal e liberá-lo no suco intestinal. Não devem ser quebradas ou mastigadas.

CÁPSULAS:

São preparações de consistência sólida, constituídas por invólucro de gelatina dura ou mole, de forma e capacidade variáveis, contendo fármacos na forma sólida (pós e granulados), líquida ou pastosa.

SUPOSITÓRIOS:

São formas farmacêuticas sólidas em  temperatura ambiente, se fundem ou dissolvem à temperatura do corpo. São utilizados na impossibilidade de uso oral ou quando o fármaco causa repugnância ao paciente.


º° FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDAS:


POMADAS E PASTAS:

São constituídas de base monofásica na qual podem ser dispersos fármacos sólidos ou líquidos. Aplicam-se por fricção. Quando contêm grande quantidade de sólidos em dispersão, são denominados Pastas.

GÉIS:

São constituídos de líquidos estruturados a partir de agente gelificantes.

PASTILHAS:

São preparações de consistência semi-sólida, em que se mistura o fármaco a adjuvantes auxiliares e sacarose ou goma. Devem dissolver lentamente na boca, não sendo mastigadas ou engolidas inteiras.