sexta-feira, setembro 02, 2011

Introdução à Farmacologia

A farmacologia é uma ciência que estuda os fármacos ou drogas (substâncias puras) e como estes interagem com os sistemas biológicos. 



º° DIVISÕES DA FARMACOLOGIA

>> Farmacologia geral - estuda as drogas em seus conceitos básicos;
>> Farmacocinética - estuda o movimento da droga no organismo;
>> Farmacodinâmica - estuda o mecanismo de ação da droga, efeitos bioquímicos e fisiológicos por elas produzidos no organismo.

º° FINALIDADE DOS FÁRMACOS

* Aliviar ou atenuar sinais e sintomas;
* Prevenir (vacinas e antibiótica terapêutica profilática);
* Ação anti-conceptiva;
* Diagnóstico  (contraste).


º° AÇÃO DOS MEDICAMENTOS

>> Ação Local - Age no local onde é administrada sem passar pela corrente sanguínea. Ex: pomadas e colírios.


>> Ação Sistêmica - Significa que a medicação é absorvida e depois entra na corrente sanguínea para atuar no local de ação desejada. Ex: antibióticos.


º° PRINCIPAIS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO


- Vias de administração são estruturas orgânicas com as quais o fármaco toma contato para iniciar sua série de processos.
Quadro das principais vias de administração medicamentosa
OBS: AS EXPLICAÇÕES QUE SEGUEM FORAM ENCONTRADAS E RESUMIDAS A PARTIR DO ARTIGO QUE SEGUE EM LINK: Artigo das vias de administração
# VIAS ENTERAIS
Quando o fármaco entra em contato com qualquer segmento do sistema gastrointestinal.


° Via Oral - É segura e mais conveniente, é menos dispendiosa e grande parte das medicações são administradas por esta via. As medicações orais estão disponíveis em muitas formas: comprimidos, drágeas, cápsulas, xaropes, óleos, líquidos, pós e grânulos. Geralmente essa medicações são prescrita em doses maiores do que seus equivalentes parenterais, devido a absorção através do trato gastrointestinal (TGI) elas são imediatamente metabolizadas no fígado antes de atingir a circulação sistêmica, diminuindo os efeitos adversos.
A administração oral é contra-indicada em pacientes inconscientes,náuseas e vômitos, bem como naqueles incapazes de engolir.
° Via Bucal - É utilizada principalmente para administração de fármacos de efeitos locais, sendo necessário utilizar um composto que tenha maior aderência pela mucosa bucal, devido a ação diluidora da saliva. As formas farmacêuticas mais usadas são: géis, vernizes, soluções e crobases.


° Via Sublingual - Permite a absorção do fármaco por tempo mais prolongado. Propicia absorção rápida de pequenas doses de alguns fármacos, devido ao rico suprimento sanguínea e a pouca espessura da mucosa absortiva, permitindo a absorção direta na corrente sanguínea. As formas farmacêuticas são comprimidos que devem ser dissolvidos pela saliva sem ser deglutidos.


° Via Retal - Utilizados em pacientes que apresentam vômitos, não sabem deglutir ou estão inconscientes. Suas limitações são a incomodidade de administração, possibilidade de efeitos irritativos na mucosa e absorção errática devido a pequena superfície absortiva e incerta retenção no reto. As formas farmacêuticas são: suspensões, supositórios e soluções.

# VIAS PARENTERAIS

Quando o fármaco não entra em contato com o sistema gastrointestinal. São diretas (acessadas por injeção) e indiretas ( o acesso a elas prescinde de injeção).

VIAS DIRETAS

° Via Intravenosa ou Endovenosa - Administração direta na veia afim de obter uma ação imediata do medicamento. A medicação pode ser administrada em qualquer veia periférica acessível ou ainda em mais profundas através dos cateteres endovenosos introduzidos por punção ou flebotomia. Esta via é indicada em emergências médicas e doenças graves.

° Via Intramuscular - Pouco dolorosa e irritante, é mais segura que a intravenosa. Esta via fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes. Recomendadas para pacientes não cooperativos e para as medicações que são alteradas pelo suco gástrico. São contra-indicadas para pacientes com deficit de coagulação, com doenças vascular periférica oclusiva, edema e choque.

° Via Subcutânea - São inconvenientes, incluem dor local. São administradas no tecido adiposo e move-se com mais rapidez para a corrente sanguínea que por via oral. Não é adequada para administração de grandes volumes e nem de substâncias irritantes. As formas farmacêuticas são: suspensões e soluções aquosas.

° Via Intradérmica - Usada principalmente para testes diagnósticos e vacinação. Sua absorção é mais lenta que por via subcutânea, é bastante usada para produzir um efeito local.

° Via Intratecal - É utilizada para administrar fármacos que não atravessam a barreira cérebro-sangue. Requer técnica especializada e também é comumente usada para a raquianestesia.

° Via Peridural - Utiliza o espaço delimitado pela duramáter que circunda a medula, sendo uma alternativa para anestesia de medula espinhal  e raízes nervosas.

° Via Intra arterial - É raramente empregada por dificuldade técnicas e pelos riscos que oferece. Usada com o objetivo de obter altas concentrações locais de fármacos, antes de ocorrer sua diluição por toda corrente sanguínea.

° Via Intracardíaca - Em desuso desde que foi substituída pela punção de grandes vasos venosos para administrar fármacos de reanimação cardiorrespiratória. 

° Via Intra articular - Injeta-se o fármaco na cavidade articular para aliviar a dor, preservar a função, prevenir contraturas e retardar a atrofia muscular.

° Via Intra óssea - Injetada quando for difícil ou impossível a infusão venosa rápida, a intra óssea permite a disposição de líquidos, medicações ou sangue total na medula óssea.

VIAS INDIRETAS

° Via Cutânea - Para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos. Sob certas circunstâncias produzem-se efeitos sistêmicos, terapêuticos ou tóxicos. A absorção depende da área de exposição, difusão do fármaco na derme, temperatura e estado de hidratação da pele.


° Via Respiratória (inalatória) - Estende-se desde a mucosa nasal até os alvéolos, pode ser usada para obter efeitos sistêmicos e locais. Vantagem: administração de pequenas doses para ação rápida e minimização de efeitos adversos sistêmicos. Desvantagem: pode irritar as mucosas, ter perda de efeito de uma dada dose devido a deposição das partículas inaladas.


° Via Conjuntival e Geniturinária - Usualmente empregadas para obtenção de efeitos locais. Os métodos utilizados são instilação e aplicação.