sexta-feira, julho 01, 2011

Introdução à Fisiologia

A fisiologia é o estudo do funcionamento normal de um organismo vivo e suas partes componentes (células, tecidos e órgãos), isto inclui os processos químicos e físicos.

Os fisiologistas estudam muitos níveis de organização dos organismos vivos, estes níveis se enquadram da seguinte maneira:

  • 1º Nível Químico: composto por átomos que juntos formam as moléculas;
  • 2º Nível Celular: composto por células (menor unidade funcional do corpo humano, é formada pelo conjunto de moléculas);
  • 3º Nível Tecidual: composto pelos tecidos (conjunto de células que possuem funções relacionadas);
  • 4º Nível Orgânico: composto pelos órgãos (estruturas formadas por tecidos diferentes, como o estômago);
  • 5º Nível Sistêmico: composto pelo sistema ( o corpo humano tem 10 sistemas fisiológicos: tegumentar, musculoesquelético, respiratório, digestório, urinário, imunológico, circulatório, nervoso, endócrino e reprodutivo);
  • 6º Nível Organísmico: que é o próprio corpo humano.

Níveis de Organização dos organismos vivos


A fisiologia é uma ciência integrativa pois estuda como os diferentes sistemas do corpo coordenam o ser como um todo. E para tal estudo são feitas duas perguntas fundamentais: Porquê? Como?

Através dessas perguntas descobri-se a função (é a finalidade, o uso do objeto de estudo esteja este em qualquer nível de organização) que é o evento do 'porquê'. Inclui-se na abordagem teleológica que explica porque os eventos acontecem. 

E o processo ( é a maneira como o objeto de estudo independente de seu nível organizacional desempenha seu papel) que é o evento do 'como'. Inclui-se na abordagem mecanicista por explicar como elas acontecem.

HOMEOSTASE

É a capacidade que o corpo possui de manter relativamente constante o seu meio interno. A incapacidade na manutenção da homeostase interrompe a função normal e resulta em um estado de doença.



Processo da homeostase do corpo humano