quarta-feira, setembro 21, 2011

Farmacocinética Básica

# Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não estuda o seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, bio-transformação e excreção. Note também que uma vez a droga no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter Didático.

# Etapas da Farmacocinética:

Absorção: É a primeira etapa que começa com a escolha da via de administração até o momento que a droga entra na corrente sanguínea, assim as vias intra-venosa e intra-arterial não passam por esta etapa.

Existem fatores interferem nessa etapa, dentre estes temos : o pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo), dose da droga a ser administrada, concentração da droga na circulação sistêmica, concentração da droga no local de ação, distribuição da droga organicamente, as drogas nos tecidos de distribuição e a eliminação metabolizada ou excretada. Temos ainda um fator a ser relevado que é a característica química da droga pois esta interfere no processo de absorção.

Efeito de primeira passagem é a metabolização pelo fígado e pela microbiota intestinal, antes que o fármaco chegue a circulação sistêmica. As vias de administração que estão sujeitas a esse efeito são: Via Oral e Via Retal.

Distribuição: Nessa etapa a droga é distribuída no organismo através da circulação. O processamento da droga no organismo passa em primeiramente nos órgãos de maior vascularização (como SNC, pulmão, coração) e depois sofre redistribuição aos tecidos de menos irrigação (tecido adiposo por exemplo). É nessa etapa em que a droga chega ao ponto onde vai atuar. Nessa etapa poderá ocorrer : baixa concentração de proteínas plasmáticas (necessárias para a formação da fração ligada) como desnutrição, hepatite e cirrose, que destroem hepatócitos, que são células produtoras de proteínas plasmáticas,reduzindo assim o nível destas no sangue.
Atingindo a circulação sanguínea, o fármaco é distribuído aos tecidos: Suscetíveis (sofrem ação farmacológica); Ativos (biotransformam o fármaco); Indiferentes (reservatórios temporários); Emunctórios (eliminados).
Ficar na Memória


Biotransformação (Metabolização): Muitos fármacos são transformados no organismo por ação enzimática. Essa transformação pode constituir em degradação (oxidação, redução, hidrólise), ou em síntese de novas substâncias (conjugação). Como resultado temos a inativação completa ou parcial dos efeitos farmacológicos.
Fatores que influenciam na Biotransformação:

  • Inibição e indução enzimática;
  • Idade, sexo, espécie e patologias;
  • Tolerância farmacológica;
  • Uso de outras drogas.
Excreção / Eliminação: O fármaco é eliminado do organismo por meio de um órgão excretor. Os principais são rins e fígado, mas também são excretados pelas  fezes. Os fármacos eliminados podem estar quimicamente inalterados (medicações polares) ou na forma de metabólitos.

Curiosidade
>> Processos Farmacológicos

Quadro do comportamento do fármaco no organismo.

6 comentários:

  1. Bem interessante seu resumão, me ajudou bastante nos estudos para a prova de farmacologia. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karoline muito obrigada!
      A partir desse mês voltarei a publicar, mas lembre que são resumos e é muito importante ler bastante e buscar em livros também. Sucesso garota!

      Excluir
  2. Este resumo está bem sucinto, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Este resumo está bem sucinto, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. esse resumo mim ajudou muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. qual a importancia da farmacocinetica para ação dos farmacos?

    ResponderExcluir